Palestra sobre Docker e Microserviços

palestra1 Sábado dia 22 de Outubro estive em Ji-Paraná para ministrar uma palestra sobre Docker e Microserviços, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Rondônia (SNCT), o nome do evento é IV Day Software no IFRO - Campus ji-Paraná.

Oportunidade ideal para falar sobre Containers e como podemos usar métodos diferentes para implementar microserviços.

Aventura

Fui de carro até o local, não sabia bem onde ficava o campus do IFRO, busquei no google, onde encontrei o endereço e coloquei no meu GPS, estava perto do horário da Palestra que eu havia visto no site do evento, veja abaixo: Agenda Mas na verdade acabei me perdendo, achei que o GPS não me levou ao lugar direto!, acabei descobrindo o lugar questionando as pessoas nas ruas, afinal como o GPS não resolveu pra mim ? será que fiz algo errado ?, contudo faltando alguns minutos para começar eu já estava me dirigindo a sala, encontrei o campus, foi um alívio.

A Sala 20 era a sala da Palestra.

Quando cheguei já foi o mais rápido possível para a Sala, preparei todo material, logo fui recebido por alguns futuros participantes da palestra, fiquei surpreso, porque recebi um material de um dos participantes, que depois descobri que era um dos professores do instituto.

A Palestra

Após perder horas pensando como criar minha apresentação, pensei na minha rotina de trabalho diária, onde com muito esforço e estudando continuamente fui desenvolvendo ao longo dos ultimos anos uma boa implementação com uma equipe de desenvolvimento focada em aprender métodos ágeis e focada em mudar logo, irei apresentar um tema de engenharia de software, que acredito ser uma tema bem contemporâneo e que caminha de braços dados com a computação nas nuvens.

Arquitetura Monolitica vs Arquitetura de Microserviços

Fazer uma comparação das vantagens e desvantagens em cada arquitetura, e como, utilizando microserviços podemos ter mais flexibilidade em adotar novas tecnologias, ou mesmo a possibilidade em anexar a infraestrutura como código, junto com o projeto, logo podemos ver que estamos caminhando para a portabilidade da infraestrutura, junto com o código.